Apesar de a maioria das famílias não dedicar qualquer atenção especial a este tema, o aquecimento das águas sanitárias é um processo bastante oneroso na maioria dos lares, chegando a representar 50% da fatura energética.
Assim, a melhoria do processo de aquecimento de águas sanitárias é uma boa forma de reduzir os gastos energéticos da sua família.
Através do aproveitamento da energia solar pode produzir 85% da energia anual necessária para aquecimento de aguas sanitárias.
As nossas soluções destinam-se a utilizadores domésticos através de sistemas de termosifão (deposito no telhado) ou sistemas forçados a partir de 200 litros bem como sistemas industriais para banhos colectivos, cozinhas industriais etc.
As nossas soluções integram sistemas de apoio de acordo com os requisitos e objectivos dos nossos clientes podendo ir desde o esquentador até a bombas de calor integradas com o sistema solar.
Contacte-nos para um estudo dimensionado às suas necessidades energéticas
Existem diversas soluções que permitem realizar o aquecimento de águas sanitárias, como:
Termoacumulador – Utiliza energia elétrica para aquecer a água. Consiste num depósito com água que é aquecida através de uma resistência elétrica.
A utilização deste tipo de sistema para o aquecimento de águas sanitárias apresenta a desvantagem de não permitir que a água seja aquecida de forma imediata, sendo sempre necessário esperar algum tempo.
É uma solução pouco eficiente, que fornece uma quantidade de água quente limitada e que não permite manter a temperatura da água constante.
Esquentador – Equipamento que aquece a água num permutador que é exposto às chamas de queimadores. Como resultado obtém-se água quente de forma instantânea.
O funcionamento do esquentar exige um combustível (como gás butano, propano ou natural) e que a rede de água tenha alguma pressão.
Os custos de funcionamento de um esquentador são elevados e implicam o recurso a energias fósseis.
Coletor Solar Térmico – Nestes equipamentos, o aquecimento de águas sanitárias é realizado a partir da energia solar. O aquecimento da água é realizado a partir da energia captada a partir dos raios solares.
Além do coletor solar térmico é necessário um acumulador que irá armazenar e manter a água quente. O coletor solar térmico apresenta diversas vantagens, sendo a mais relevante a diminuição com os custos do aquecimento de águas sanitárias.
Bombas de Calor – Equipamentos que utilizam o calor do ar para realizar o aquecimento das águas sanitárias. A sua elevada eficiência permite uma grande poupança, a qual em alguns casos pode ultrapassar os 80%.
De salientar que as bombas de calor além de resolver as necessidades energéticas de AQS, permitem também fazer o aquecimento de piscinas e ligar ao sistema de climatização (como piso radiante ou ventiloconvector)
Sem dúvida que é uma solução versátil e com um desempenho excelente, rendimento superior e tranversal a muitas áreas de atuação e melhor que tudo…livres de manutenção!